Dia do Parque Nacional da Serra do Gandarela
No próximo dia 30 acontecerá, a partir de Rio Acima, o Dia do Parque Nacional da Serra do Gandarela. Promovido pelo Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela, o evento realizará diversas atividades, como Abraço Simbólico à Paleotoca do Tatu Gigante, Brinde à Água Especial do Gandarela, Exposição Fotográfica "Missão Gandarela" e show "Músicas do Espinhaço no Gandarela", além de oficinas de argila e pintura e de ciclismo.

O objetivo é comemorar três anos de luta pela preservação da Serra do Gandarela e pela criação do Parque Nacional, cujo processo já se encontra na etapa final após as consultas públicas realizadas em maio. Esta data foi escolhida porque, no dia 24/9/2009, o Projeto Manuelzão/UFMG e mais 21 entidades enviaram ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), extensa documentação solicitando a criação desta importante Unidade de Conservação para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais e o Brasil.

Espera-se com o evento mobilizar simpatizantes da causa e divulgar a relevância ambiental, paisagística, cultural e científica da Serra do Gandarela, assim como as perspectivas sociais e econômicas a partir da criação do Parque Nacional.
Através de informações, fotografias, música, oficinas e momentos místicos, será destacada a importância da água especial do Gandarela e da bacia do Ribeirão da Prata e da paleotoca feita por tatus gigantes que existiram há, aproximadamente, 10.000 anos atrás. São esperadas cerca de 300 pessoas, de vários municípios, já envolvidas no movimento ou interessadas em conhecer a região.

Sobre a água especial:

A água é um dos recursos naturais mais ameaçados no mundo. Minas Gerais é ainda considerada importante "caixa d'água" a abastecer parcela significativa da população brasileira. A região do Quadrilátero Ferrífero tem em seu geossistema de cangas e jazidas ferruginosas as principais áreas de recarga e acumulação subterrânea das águas que abastecem várias cidades, especialmente da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A Serra do Gandarela guarda as últimas áreas de cangas ainda bem preservadas e a maior reserva de água pura da RMBH. Suas milhares de nascentes, e cursos d'água classe especial e classe 1, são vitais para manter o volume e elevar a qualidade da água dos rios das Velhas e Piracicaba, que fornecem água para todas as cidades de seu entorno.

Sobre as Paleotocas:

Paleotocas são tocas cavadas por animais extintos, como os tatus gigantes, que viveram na América do Sul por milhões de anos, até cerca de 10 mil anos atrás. Apresentam seções elípticas ou circulares com 0,7 a 3.0 metros de diâmetro e até centenas de metros de comprimento Na Paleontologia, as paleotocas fazem parte da Icnologia, já que não se trata de ossos fossilizados de animais extintos, mas sim de feições deixadas por eles, da mesma forma que pegadas. Por isso são os maiores e mais bem preservados icnofósseis do mundo.

Serviço:

O quê: Dia do Parque Nacional da Serra do Gandarela
Onde: Serra do Gandarela (MG)
Quando: Dia 30/9/2012 Domingo (a partir de Rio Acima)

11:30 Abraço Simbólico à Paleotoca do Tatu Gigante em mirante na Serra do Gandarela
13:30 Brinde à Água Especial do Gandarela na Cachoeira Chica Dona
14:30 Exposição fotográfica "Missão Gandarela" e oficinas de argila e pintura
15:30 Show "Músicas do Espinhaço no Gandarela" no Restaurante da Cristina
16:30 Encerramento com Momento em prol da bacia do Ribeirão da Prata

Para mais informações:

Teca – (31) 9385-1339
Paulo Baptista – (31) 9957-2825
Norma – (31) 8685-0417

Site: www.aguasdogandarela.org

Leia o jornal O Gandarela 2: http://www.aguasdogandarela.org/page/o-gandarela-jornal
Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ebnNURo7KQc
............................................................................................................................................................................................................................................