Ajude o Músicas do Espinhaço a gravar seu CD
O cenário da cultura independente brasileira, em especial o da música, tem grandes desafios e entraves. Se por um lado a internet facilitou a divulgação dos trabalhos, por outro o cenário torna-se cada vez mais turvo para a produção em si e geração de receita. Um modelo dependente de leis de incentivo e editais de apoio se estabeleceu dando poucas oportunidades para um grande número de artistas. E foi diante desta realidade que o grupo Músicas do Espinhaço decidiu traçar um caminho diferente para realização de seu novo CD.

Para continuar cantando as canções inspiradas nas paisagens e nos aspectos culturais das montanhas do Brasil a banda lança agora um projeto de patrocínio colaborativo. Também conhecido pelo termo crownfounding, esse patrocínio acontece através da doação dos fãs por intermédio de ferramentas online, no caso do Músicas do Espinhaço, através do site Catarse. Usuários podem doar qualquer quantia à partir de R$ 20,00 e em troca recebem recompensas como o próprio CD, ingressos, camisetas e até passeios pela Serra do Espinhaço com integrantes da banda. Existem também cotas para empresas, com shows e claro inserções de logomarcas.

O projeto fica disponível no endereço www.catarse.me/musicasdoespinhaco até o dia 20 de dezembro. Se até esta data o valor total não for recolhido o CD não será produzido, mas os apoiadores recebem de volta o valor investido. "Estamos apostando na força e na fidelidade do nosso público. Nosso último CD disponibilizado gratuitamente teve mais de 1000 downloads no site, os shows estão sempre cheios, nossa rede social tem crescido." comenta Matheus Félix, violinista da banda.

O projeto Músicas do Espinhaço foi criado em 2003, mas a banda só surgiu no final de 2010, quando fez as primeiras apresentações. Com elementos da música regional, do Clube da Esquina e do jazz, o "Músicas do Espinhaço" é formado por Bernardo Puhler (voz, violão, piano e flauta transversal), Zé Mauro (contrabaixo e voz), Gustavo Campos (percussão), Matheus Félix (violino e bandolim) e Rafael Furst (violoncelo, violão e bateria). A sonoridade peculiar resulta da variada formação dos músicos.

Além da questão artística a forte conotação ambiental da banda, que estimulou a criação de ações para a preservação das montanhas do Brasil, resultou também no Portal Serra do Espinhaço (www.serradoespinhaco.com.br), projeto que reúne mais de 300 voluntários, e comercializa produtos ecológicos. Além disso, parte do lucro obtido na venda de seus CDs é investido em ações sustentáveis. Em 2011 ajudaram a construir uma casa no Morro Redondo (Ipoema), espaço que é utilizado pela comunidade local para venda de artesanato e produtos típicos. Nos últimos três anos mais de 600 discos foram doados para a geração de recursos em outros projetos de preservação ao longo das localidades da cordilheira. O grupo realiza também apresentações voluntárias para causas ambientais como três shows pela criação do Parque Nacional do Gandarela, área próxima a Belo Horizonte que vive grande conflito de interesse entre ambientalistas e mineradoras.


Mais informações:
www.catarse.me/musicasdoespinhaco
www.musicasdoespinhaco.com.br
Assessoria de Imprensa: Renata Rocha
E-mail: producao@musicasdoespinhaco.com.br
............................................................................................................................................................................................................................................